Copa do mundo 2010

Copa do mundo 2010

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Barça Campeão do Mundial Interclubes da FIFA 2009

"O Barcelona conquista o seu inédito Mundial Interclubes da FIFA vencendo na prorrogação, e de virada, o Estudiantes de La Plata, da Argentina, por 2 a 1, com gols de Pedro e Messi (Boselli marcou para o time argentino).




 As duas equipes entraram em campo com os seus uniformes reservas: o Estudiantes com a camisa branca, enquanto o Barça vem com a sua camisa rosada. A equipe argentina jogou completa enquanto o time da Catalunha teve o desfalque do meia Iniesta.



 Os argentinos buscavam o seu segundo titulo mundial (o primeiro foi conquistado em 1968), enquanto os catalães conquistaram o título inédito, já que o Barcelona foi vice em 1992 e 2006, perdendo a final para os brasileiros São Paulo e Internacional, respectivamente.



 Com um jogo equilibrado no primeiro tempo, não teve chances de gol até que Verón chuta em diagonal e a bola passa rente ao gol de Valdés, aos 26 do primeiro tempo. Três minutos antes, Messi recebeu cartão amarelo por simular falta. Quando o relógio marcava 31 minutos, Xavi sai na frente de Albil, o goleiro se atira nos pés do jogador catalão “para abafar”, Xavi cai e os espanhóis reclamaram de uma possível penalidade, mas o árbitro só deu tiro de meta. Até que aos 37, Diaz que estava do lado esquerdo no meio-campo, cruzou e Boselli ganhou a disputa de cabeça entre os dois zagueiros do Barcelona, fazendo 1 a 0 para o Estudiantes.



 No intervalo, o técnico Guardiola mexeu na equipe, colocando o atacante Pedro no lugar do volante Keita.



 Então veio o segundo tempo, logo aos dois minutos, Ibrahimovic perdeu uma grande chance. E durante o resto da partida, foi um verdadeiro “ataque x defesa”, ou seja, o Barça atacando em busca do empate e o atual campeão da Libertadores se defendendo. Enquanto isso, o favorito a ganhar o título de “melhor do mundo” parecia não estar em campo. Messi não fazia uma boa partida. E, como diz o ditado: “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, de tanto pressionar, o Barcelona chega ao empate aos 43 do segundo tempo. Após um cruzamento, a bola bate em um jogador argentino e sobe, sobrando para Ibrahimovic dividir com a defesa do Estudiantes, o camisa 9 do Barça, conseguiu ajeitar, de cabeça, para Pedro que, também de cabeça, encobre Albil. Agora, Estudiantes de La Plata 1, Barcelona 1. Fim do tempo normal




 Começa a prorrogação. E o time argentino sentiu o gol sofrido no finalzinho do tempo regulamentar. Ficou o tempo todo recuado e tentava, sem sucesso, fazer contra-ataques. E para piorar a situação dos sulamericanos, Verón sente dores, assim, praticamente sua equipe ficou com um a menos. Inicia o segundo tempo da prorrogação e, eis que Messi, que esteve sumido nos 90 minutos iniciais, após um cruzamento da direita, de peito, vira para o Barcelona. Aí foi só administrar a vantagem. Mas a equipe de La Plata quase empata aos 14, Desábato quase marca de cabeça, a bola passou rente à meta de Valdés.




 Fim de jogo, Estudiantes 1 x Barcelona 2. Até que enfim, o time da Catalunha pode comemorar o título inédito. Afinal, o ano de 2009 ficará na história do Barcelona e, claro, de seu treinador. Também pudera: o clube foi vencedor do Campeonato Espanhol, Liga dos Campeões, Copa do Rei, Supercopa da Espanha, Supercopa da Europa e, agora, o Mundial Interclubes da FIFA. Nada mal para um treinador estreante, como é o caso de Josep Guardiola.



 Lembrando que na decisão do terceiro lugar, o clube chinês Pohang Steelers, do brasileiro Denílson, venceu nas decisões penais por 4 a 3 a equipe do Atlante, do México – as duas equipes empataram em 1 a 1 no tempo normal. O jogo foi disputado no Estádio Zayed Sports City, em Abu Dhabi.



Abaixo a ficha técnica do jogo:



Mundial Interclubes da FIFA 2009 – final

Estudiantes de La Plata 1 X 2 Barcelona

Local: Estádio Zayed Sports City, Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)

Data: 19 de dezembro de 2009, 14h (horário de Brasília)

Árbitro: Benito Armando Archundia (México)

Auxiliares: Marvin Torrentera (México) e Hector Vergara (Canadá)

Cartão Amarelo: Diaz, Clemente Rodríguez, Pérez, Sanchez, Rojo e Braña (Estudiantes); Messi, Henry e Valdés (Barcelona). Não houve cartão vermelho.

Gols: Boselli (Estudiantes), aos 37 do primeiro tempo; Pedro (Barcelona), aos 43 do 2º; Messi (Barcelona), aos 5 do 2º tempo da prorrogação.

Estudiantes: Albil; Cellay, Ré (Rojo, 46’ do 2º tempo); Desábato, Diaz; Clemente Rodríguez, Braña, Verón, Benítez (Sanchez, 31’ do 2º); Enzo Peres (Nuñez, 34 do 2º) e Boselli. Técnico: Alejandro Sabella.

Barcelona: Valdés; Daniel Alves, Pique, Puyol e Abidal; Xavi, Keita (Pedro, intervalo) e Busquets (Yaya Touré, 34 do 2º); Messi, Ibrahimovic e Henry (Jeffren, 38 do 2º). Técnico: Josep Guardiola."

4 comentários:

  1. Ai muito legai o blog de vcs parabéns, ja virei seguidor, visitem o meu blog também é http://esporte-soccer.blogspot.com vlw passem lá.

    ResponderExcluir
  2. É impressão minha ou você plagiou descaradamente o blog de meu amigo Jorge? Lá estava eu lendo as últimas postagens e quando vou comentar sobre o texto do título do Barcelona vejo o seu link. Qual a minha surpresa ao entrar aqui e ver que, com exceção do título, o restante é igual. Você pretende homenagear o Jorge? Só pode ser isso...hahahahhahaahhahahahaha

    ResponderExcluir
  3. Caro Raul, boa tarde. Primeiramente o parabenizo por ter criado um blog voltado ao futebol. E agradeço por ter acessado ao meu blog. Mas você não foi ético ao copiar e colar descaradamente o meu texto em seu blog sem me dar os créditos. Não sei se você é estudante de Jornalismo ou algo relacionado. Mas o que você fez é plágio e isto é crime. Pois você, assim, desrespeita os direitos autorais. O certo era pelo menos creditar o autor do texto original. Mas, a minha intenção não é querer prejudicar ninguém e, sim, compartilhar opiniões, informações e conhecimento, sem qualquer ambição. E, como você copiou, para mim, a impressão que fica é que o texto está bom. Só te peço um favor: quando você for retirar alguma informação de qualquer veículo, coloque os créditos devidos. Senão poderá sobrar para você.
    Obrigado pela oportunidade.

    ResponderExcluir